Mãe Organizada em 30 dias – #01

Sou uma pessoa desorganizada, e essa é a primeira frase que todo desorganizador deve dizer para admitir esse vicio se quer cura-lo. Sim vicio , porque a Desorganização é um vicio assim como a organização . Por conta da rotina , compromissos, e imprevistos, nós desorganizados deixamos que a bagunça seja regra. E isso nunca me incomodou já que era adepta da frase “na minha bagunça eu me acho” , isso foi antes de ser mãe, e notar que se continuasse no mesmo ritmo perderia a Ana Catarina no meio do caos.

É impossível ser uma boa mãe e misturar roupas jogadas, sapatos largados e fraldas de bebe pela casa (e digo isso para as mães no geral, não apenas para mães solteiras)  . Quando se tem um filho, individuo frágil que depende 24hrs do seus cuidados e amparos, tornar-se organizada é basicamente regra-necessidade, assim como tomar banho ou escovar os dentes.

Não sou porem nenhuma especialista, quem me conhece sabe muito bem disso. Tenho uma tendencia magica para a procrastinação, tão magica que é capaz do dono da fox me ligar para avisar que tem uma serie nova lançando exatamente no mesmo horário que preciso terminar aquele resumo de livro, ou fazer aquela postagem que estou me enrolando.

Ser contínua e manter atividades rotineiras e assíduas sempre foram um desfio para mim, se não uma penosa obrigação. Então  vou passar aqui (de uma mãe solteira com síndrome de desorganização crônica , para outras mães humanas e normais como eu que também querem melhorar esse lado da personalidade em prol de seus pimpolhos) algumas dicas que tem funcionado para mim, para cuidar da Catarina ,dos compromissos e da rotina da casa sem tropeçar constantemente nas próprias pernas.

Como ser uma mãe Organizada (ou tentar) em 30 dias

#01-Faça Listas 

Ja deve ter ouvido isso em qualquer manual básico de organização. “Faça uma agenda”, “faça listas” , “organize sua vida em tópicos”. Vamos ser sinceras uma com a outra,  fazer listas e agendas é cansativo (um saco), massante e na maioria das vezes quando pego uma agenda na mão todo meu animo desaparece , só por começar a enumerar tudo que tenho que fazer. Olho  aquela lista enorme de tarefas e compromisso e penso : ” Meu deus não vou dar conta disso, melhor tirar uma soneca antes de continuar “. E la se vai outra maravilhosa tentativa de organização.

Mas infelizmente é a única forma de se tornar uma pessoa (mãe) organizada.

Listas ajudam na orientação, e enumeração daquilo que é necessário ser feito. Então ai vai algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil.

  • Faça Listas simples

Não encha elas com um milhão de tarefas ou vai desanimar. Nada de “programar viajem de natal” em julho a menos que seja estritamente necessário.

Comece com as tarefas simples, como ” limpar a casa” , “esterilizar mamadeiras ” “arrumar a gaveta de roupas das crianças“. Tarefas normais do dia a dia ,quais já está acostumada , que se tornarão um pouquinho mais prazerosas ao serem riscadas de uma lista.

  • Use o método U.R.E.F (Urgentes ; Rotineiras ; Essenciais ; Futuras )
    Separe em tarefas em Urgentes, Rotineiras,Essenciais  e Futuras

Urgentes são aqueles compromissos que você não pode esquecer, mas que não fazem parte da rotina, como :  Pagar contas ,

Rotineiras são as tarefas do dia a dia , que irão construir sua rotina , como : limpar a casa, catar os brinquedos, brincar com o baby.

Essenciais são tarefas necessárias mas sem urgência e sem rotina diária, mas precisam ser executadas em algum momento entre rotineiras e futuras  como : lavar os brinquedos, por as cobertas no sol, assar bolachas para a semana.

Futuras são as tarefas que planeja fazer em algum momento, mas ainda estão longe de serem necessárias como:  planejar a decoração da festa de cinco anos do seu filho que só tem três.

  • Não evite a lista

Por mais difícil que seja, tente cumprir suas tarefas. Se notar que não tem conseguido completar tudo o que planejou, mude o método de listagem, diminua a quantidade de compromissos que carrega para si mesma durante o dia, mas procure cumprir ao máximo os compromissos que listou para si.

  • Não pire com as tarefas

Tarefas são necessárias, cumprir é essencial , mas sua sanidade deve estar sempre em primeiro lugar. Ser organizada é uma mudança de abito que deve ser no minimo confortável. Cuide para não tornar-se obcecada ou pior, nervosa por não conseguir cumprir com esse objetivo. Equilíbrio é essencial.

Se como eu trabalha em rotina acelerada, arrumar um tempo em meio a tantos compromissos para curtir com os filhotes parece quase impossível. Afinal a rotina da mãe não acaba até a hora que ela desmaia de sono e ja vi casos que isso não acontece antes de 48 horas seguidas de atividades constantes. A agenda tem me ajudado muito a organizar esse tempo que me faltava.

Minha maior dificuldade no inicio dessa jornada de auto-organização era o costume de sentar e anotar tudo que precisava ser feito. O gnomo da procrastinação dentro de mim sempre achava um meio de me tirar do planejamento.

encontrei então uma alternativa eletrônica que não apenas é simples de anotar (porque você não precisa nem escrever,basta falar) e ele ainda lhe lembra dos compromissos. Então deixo como dica o AnyDo como alternativa para iniciar esse costume organizacional.Gratuito e pratico ele se tornou um excelente “listador de tarefas”.

Então para esse primeiro dia, comece organizando sua agenda de tarefas , sem esquecer de colocar como tarefa diária pelo menos uma hora por dia para brincar com seu filho, porque apesar desse tópico ser para você mãe, seu novo sistema de organização é em prol das crianças

Com o tempo, você irá adotar os próprios costumes, e os próprios métodos, assim como suas próprias manias de organização. É natural que como tudo seja um pouco difícil, mas você é mãe! Realmente, existe algo mais difícil que isso?!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s